Controle de efluentes

A indústria de um modo geral caracteriza-se por consumir grandes quantidades de água para operar seu processo produtivo e, com isso, gera vazões elevadas de efluentes líquidos, que precisam ser aferidas corretamente para controle do volume e dos custos envolvidos, inclusive com coleta e tratamento, por isso a importancia de se calcular o volume dos efluentes gerados nas empresas.

Os medidores mais utilizados são os ultrassônicos, com uso de Calha Parshall, e os medidores eletromagnéticos. Os hidrômetros não são recomendados para medir esgoto, uma vez que sua construção não suporta a quantidade de sólidos contidos no resíduo.

A Calha Parshall é um dispositivo usado para medição de vazão de líquidos fluindo por gravidade em canais abertos, podendo conter sólidos suspensos. Ela consiste de uma composição de vertedor tipo pré-fabricado, com sensor de nível ultrassônico e registrador eletrônico.

A utilização de vertedor tipo Parshall implica na passagem do esgoto por canal retilíneo antes do medidor, ajustado de forma a manter o escoamento uniforme e sem interferências que possam comprometer o funcionamento ou registros de dados ao sensor ultrassônico, tais como turbulência, espumas, gorduras e materiais flutuantes, entre outros.

A vazão é medida de acordo com o nível de líquido na Calha Parshal, que pode ser observado pela régua graduada fixada no lado interno do equipamento. O suporte e o posicionamento dos eventuais sensores são rígidos, fixos e passíveis de lacração, de forma a evidenciar qualquer movimentação.

O método apresenta perda pequena de carga e é muito preciso na leitura das vazões.

medidor-vazao-calha-parshall

medidor-ultrassonico-fixo

medidor-eletromagnetico

Texto por: inacio vilela da silva

Visite nosso website www.techmeter.com.br

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s