Por que medir vazão?

A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais. As aplicações são muitas, indo desde aplicações simples como a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas. A escolha correta de um determinado instrumento para medição de vazão depende de vários fatores.
Transferência de Custódia, Controle de Variáveis de Processo, Eficiência, Consistência do Produto e Segurança,  são alguns dos motivos. Além dessas aplicações, outra coisa muito importante, é especificação correta de um instrumento, como a adequação ao processo que ele vai medir ou controlar.

Existem diversos tipos de instrumentos para cada tipo de aplicação. Cada um com uma tecnologia diferente, processo de fabricação específico, características e desempenhos próprios. Ou seja, um tipo de instrumento pode ser ótimo para uma aplicação e péssimo para outras.

Em aplicações de transferência de custódia, os medidores de vazão são essencialmente a caixa registradora do sistema.Devido às implicações econômicas, aplicações de transferência de custódia requerem alta exatidão na medição.

No controle de variáveis de processo, a vazão é medida e controlada durante o processo. Outras aplicações usam o controle de vazão para manipular variáveis como pressão, nível, composição química e peso.

Medições com boa exatidão de vazão podem fornecer indicações da eficiência do processo baseadas na quantidade de matéria prima utilizada versus a quantidade de produto produzido.
Por exemplo, em uma caldeira, a eficiência de combustão é um indicador da habilidade da caldeira em queimar adequadamente o combustível. A quantidade de combustível não queimado e o excesso de ar na exaustão são usados para gerenciar a eficiência de combustão.

A eficiência de combustão não é a mesma para todos os combustíveis e, geralmente, combustíveis líquidos e gasosos queimam mais eficientemente se a vazão é medida e controlada durante a aplicação.

A medição da vazão com exatidão assegura a consistência do produto.

O controle da vazão é frequentemente essencial por razões de segurança. Vazões acima do limite desejado podem ser um indicativo de que algo no processo está com problemas, como ,por exemplo, um compressor, uma bomba ou uma válvula.
Conheça nossa linha de medidores de vazão : http://www.techmeter.com.br/categorias/produtos/medidores-de-vazao/

medidores-de-vazao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s